Manuel Inácio de Mello Garrido (II)

(30/10/1875-?)


Manuel Inácio de Mello Garrido (II)(30/10/1875-?), c. 1915

Fotografia de c. 1915. Colecção José Luís Lança Pereira de Mello Garrido


Nasceu em Mértola a 30/10/1875, filho natural (por serem solteiros os seus pais) do Dr. Manuel Inácio de Mello Garrido (I) (c. 1847-?) e de D. Gertrudes Maria Pereira (casados dp. 1882?)

Foi baptizado em casa pelo seu avô materno Guilherme Pereira. O suprimento da cerimónia do baptismo foi registado na Igreja Paroquial de Mértola a 01/01/1876.

F. ?

Casou com D. Catarina de Jesus Lopes (c. 1874-?), filha de João Manuel Lopes (n. Baleizão em 1826)[1] e de sua mulher D. Maria Francisca (n. Baleizão, b. 20/4/1845)[2] (casados a 10/11/1870), de quem teve:

Foi Administrador do Concelho de Moura e Presidente da Junta Autónoma das Estradas em Moura.

Estudou no seminário, e tudo indicava que iria ser padre, quando foi com o tio Jacinto Inácio de Melo Garrido (filho) ao Monte do Paço do Conde, onde o tio, viúvo e com quase mais 20 anos que ele, cortejava aquela que viria a ser a sua 2ª mulher, D. Joana de Jesus Lopes, conhecida por "Joana do Paço", do nome do Monte onde vivia com a família e de que o pai era feitor, segundo creio. O jovem seminarista prendeu-se de amores pela irmã mais nova de D. Joana, D. Catarina (conhecida pela mesma razão por "Catarina do Paço"), que era da sua idade, deixou o seminário e veio a casar com ela, de quem teve os cinco filhos enumerados acima. Como o tio Jacinto casou com a irmã de D. Catarina, D. Joana, Manuel Inácio de Mello Garrido (II) era cunhado do tio e consequentemente tio das primas, filhas de Jacinto Inácio (II)...


Os três filhos do Dr. Manuel Inácio de Mello Garrido (I), c. 1890

Manuel Inácio de Mello Garrido (II) com os irmãos: da esquerda para a direita, Jacinto (III), Eduardo (III) e Manuel Inácio (II). Fotografia de c. 1890. Colecção José Luís Lança Pereira de Mello Garrido


D. Catarina de Jesus Lopes, mulher de Manuel Inácio de Mello Garrido (II), c. 1905

D. Catarina de Jesus Lopes, mulher de Manuel Inácio de Mello Garrido (II). Fotografia de c. 1905. Colecção José Luís Lança Pereira de Mello Garrido




[1] Filho de José Vicente Lopes, n. Baleizão e f. Baleizão a 25/3/1849, lavrador na Herdade de Vale do Alcaide, em Baleizão, e de sua 2ª mulher Catarina Antónia Madeira, n. Baleizão; neto paterno de Vicente José Lopes e de Luzia Maria, e materno de José Madeira e de Grácia Maria (in António L. de T. C. Pestana de Vasconcelos, "Costados Alentejanos", vol. I, árvore nº 14)


[2] Filha de Miguel Tibúrcio, n. Baleizão, b. 21/4/1816, e de Maria da Graça (Francisca), n. Baleizão; neta paterna de Tibúrcio José (filho de José Ruiz Coxilha e de Teresa de Jesus), n. Baleizão, e de Narcisa Aurélia (filha de José Mestre e de Maria da Graça), n. Baleizão (c. em Baleizão a 22/4/1815); neta materna de João Rodrigues e de Arsénia Rosa, ambos naturais de Baleizão (in António L. de T. C. Pestana de Vasconcelos, "Costados Alentejanos", vol. I, árvore nº 14)